domingo, 30 de janeiro de 2011

Porto Verão Alegre

PORTO_VERAO

Uma das delícias de Porto Alegre no verão, além do trânsito mais agradável e da diminuição do movimento em geral (que já não é tão significativa quanto antigamente), é, sem dúvida, o Porto Verão Alegre (e, como estou falando das delícias, não vou sequer mencionar o calor insuportável que rende à cidade o divertido apelido de Forno Alegre…).
O evento está na 12ª edição e oferece espetáculos locais por preços muito atrativos. É possível conferir música, teatro, dança, artes plásticas, literatura e cinema.
Como o maridão está sendo iniciado na cena cultural portoalegrense e já passou por um intensivão com o Porto Alegre Em Cena no ano passado, resolvi ser mais light dessa vez. Tinha feito uma lista enorme de coisas imperdíveis, mas acabei a reduzindo bastante para não castigá-lo (e também porque, convenhamos, o calor excessivo desanima muito). Assim, escolhi apenas quatro espetáculos.
O primeiro eleito foi Prazer (saiba mais aqui) que foi exibido no Teatro Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mário Quintana. No entanto, tive uma crise de pressão baixa (problema que me afeta com certa freqüência durante o verão) e fui tomada por um sono incontrolável. Assim, perdemos o primeiro espetáculo.
O segundo eleito foi o show de os poETs, banda formada pelos músicos e poetas Ricardo Silvestrin, Ronald Augusto e Alexandre Brito. Silvestrin é poeta, escritor, cronista e contista. E, além disso, foi meu professor de português no Instituto Educacional João XXIII. Não preciso nem dizer que sou fã, né? O show foi na Sala Álvaro Moreyra e foi sensacional! Música legal com letra bacana, exatamente como é o título do primeiro CD deles. Aliás, já adquiri os dois CDs da banda e andam tocando na minha vitrola sem parar.
O terceiro eleito foi Sobre Anjos e Grilos, com a talentossíssima Deborah Finocchiaro. Trata-se de um monólogo baseado na obra de Mário Quintana. Deborah toma conta do palco, canta, dança, recita e encanta. O Teatro de Câmara Túlio Piva ficou pequeno para tanto talento e emoção e a atriz foi aplaudida de pé pelo público por longo tempo.
O quarto eleito é O Avarento. Este ainda não assistimos, pois estará em cartaz em fevereiro no Teatro Renascença (lugar que adoro). Trata-se de uma montagem elogiada do Grupo Farsa baseada na obra de Molière. Aposto que vamos gostar!
Se você ainda não comprou seu ingresso, consulte a programação no site do evento (clique aqui) e compre seus ingressos no quiosque do Shopping Praia de Belas. Já que temos que assar em Forno Alegre, que assemos mais cultos! Smiley piscando

sábado, 22 de janeiro de 2011

...

Meu corpo fala
O que minha boca cala
Estou por um triz
Minha alma diz
E para ser feliz
Preciso de tua fala
Suave em meu ouvido
Para tudo fazer sentido


domingo, 16 de janeiro de 2011

Para Ver e Rever: What Dreams May Come - Amor Além da Vida

Esse é um filme para ver e rever por muitos motivos. Em primeiro lugar, Robin Williams, ator que adoro e cujos filmes não perco (Tempo de Despertar, Uma babá quase perfeita, Patch Adams, O Homem Bicentenário - precisa dizer mais?). Em segundo lugar, uma fotografia maravilhosa que faz nos sentirmos dentro de quadros e sonhos. Em terceiro lugar, uma belíssima história de amor (e não só de amor entre um homem e uma mulher). Em quarto lugar, a trilha sonora. Em quinto lugar, o filme traduz a minha crença, afnal sou espírita. Já assisti ao filme muitas vezes (coisa que somente faço quando realmente gosto do filme porque, em geral, assisto apenas uma vez). Toda vez que o assisto, sou invadida pela mesma emoção e sempre derramo lágrimas. Aliás, sou um ser altamente emocional. Por isso, o estoque de lencinhos de papel sempre está abastecido!

What Dreams May Come (Amor Além da Vida, título recebido no Brasil) é um filme de 1998, dirigido por Vincent Ward, baseado no livro de Richard Matheson, com Robin Williams, Annabella Sciorra e Cuba Gooding Jr. no elenco. Se você ainda não viu, pegue seus lencinhos e assista!

Eis uma das cenas mais emocionantes: (fonte: Youtube)



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Waterworld

Não, não estou falando do filme estrelado por Kevin Costner. Estou falando de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

DSC00021DSC00022

Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DSC02475DSC02482

Duas vezes na mesma semana… Inacreditável, não?

sábado, 8 de janeiro de 2011

Na Vitrola: Mônica Salmaso

Canção perfeita para a leveza de um sábado à tarde. Composição de Chico Buarque e Edu Lobo na divina voz de Mônica Salmaso. Eis a Ciranda da Bailarina!



Na Vitrola: Tom Jobim e João Gilberto

Tom Jobim e João Gilberto, dois mestres. E uma das minhas músicas prediletas: Chega de Saudade. Precisa mais para desejar um final de semana maravilhoso? 




Ao vivo, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1992. Fonte: Youtube.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Post It: Clarice Lispector


clarice lispector
Fonte: culturalivre.net

Para iniciar bem 2011, nada melhor do que as palavras da minha escritora favorita.

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.”

Clarice Lispector