segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentine’s Day!

VD Getty Images
Fonte: Getty Images

Em 14 de fevereiro, se comemora o Dia de São Valentim nos Estados Unidos e na Europa. Seria o nosso Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho (data escolhida no Brasil em honra a Santo Antônio, o santo casamenteiro, celebrado em 13 de junho).

Conta a lenda que São Valentim lutou contra as proibições do imperador romano Cláudio II que preferia jovens solteiros para engrossar seu exército. São Valentim continuou celebrando casamentos secretamente. Quando foi descoberto, teria sido preso e condenado à morte. No entanto, não há registros históricos versossímeis de tais fatos.

Outra versão diz que celebra-se o amor em 14 de fevereiro porque, na Idade Média, esse era o dia que marcava o início do acasalamento dos pássaros. Há, ainda, uma terceira versão que diz que nesta mesma data, na Roma antiga, ocorriam as lupercais, festejos em homenagem a Juno, deusa da mulher e do matrimônio, e a Pan, deus da natureza. Nessa ocasião, se realizava um ritual chamado de passeata da fertilidade, onde sacerdotes caminhavam pela cidade batendo nas mulheres com correias de couro de cabra para garantir a fecundidade (que horror!!!).

Independente de qual versão (e ainda bem que livres das correias de couro de cabra!!!), sempre é bom celebrar o amor. Seja em 14 de fevereiro, seja em 12 de junho; ou melhor ainda: nas duas datas!

Portanto, pegue seu amor e vá namorar! Já! Smiley piscando

P.S.: Texto originalmente publicado no blog O Casal Sensacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário