domingo, 8 de maio de 2011

Pelos Palcos: Pina Bausch

Teatro, arte, dança e boa companhia! Tive tudo isso no dia 23 de abril de 2011, assistindo ao espetáculo TEN CHI, de Pina Bausch Tanztheater Wuppertal, no Teatro do SESI. Delícia absoluta!

Pina Bausch dispensa apresentações e comentários. Fiquei muito feliz em ver que a companhia de dança que leva seu nome dá continuidade ao seu trabalho, conservando a sua marca, após Pina ter nos deixado para encantar os céus.

O espetáculo é de uma beleza peculiar. Mas não é para amadores. É preciso realmente apreciar o estilo inconfundível da coreógrafa alemã. São 17 bailarinos no palco dançando e explorando aspectos da cultura japonesa com humor e delicadeza num cenário belíssimo e com excelente trilha sonora que inclui Norah Jones e Gustavo Santaolalla. Além de tudo isso, fragmentos de textos de José Saramago e Bertold Brecht.

Sim, o espetáculo é longo. Mais um motivo para que eu afirme que não se trata de uma obra para amadores… Enquanto alguns espectadores cochilavam em suas cadeiras, outros (como eu!) estavam com os olhos vidrados em todos os detalhes.

Ten Chi, que significa Terra e Céu, foi inspirado na cidade japonesa de Saitama. A companhia, hoje dirigida por Dominique Mercy e Robert Sturm, colaboradores de Pina Bausch, possui integrantes brasileiros, sendo que a bailarina Regina Advento, na companhia desde 1993, se apresenta em Ten Chi. (E, não é porque ela é brasileira, é uma das mais competentes bailarinas no palco.)

Fui com o maridão e uma querida amiga nossa, a Dê, autora das fotos que ilustram esse texto. E ainda encontramos um amigo, acompanhado de sua esposa, que comentou ter certeza de que nos encontraria por lá. Por que será, né? Dannes habitué! rsrsrsrs

Infelizmente, compramos os lugares na véspera do espetáculo e só conseguimos mezanino. Eu estava bastante preocupada, achando que a visibilidade não seria boa, mas, durante o espetáculo, eu estava tão absorvida e envolvida que nem percebi ou lembrei que estava no mezanino.

Ten Chi já foi uma prévia do que está por vir no 18º Porto Alegre Em Cena que ocorrerá em setembro próximo. Mal posso esperar!

 

fotofoto1foto2

 

P.S.: Fotos de autoria da minha querida amiga e excelente fotógrafa Denise Bandeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário