sábado, 14 de abril de 2012

Strike a pose!

William Klein nasceu em 19 de abril 1928 em New York City. Apesar de ter estudado sociologia, tornou-se um fotógrafo renomado e também produtor de filmes.

Klein, cuja família tem origem judaica, se juntou ao exército americano e serviu na Alemanha e na França durante a Segunda Guerra. Quando foi dispensado, em 1948, acabou por se estabelecer na França e estudou pintura abstrata e escultura na Sorbonne. Em 1952, teve duas exposições de sucesso em Milão. Conheceu, em uma de suas exposições de escultura, Alexander Liberman, diretor de arte da Vogue, para a qual fotografou entre 1954 a 1966.

Em 1966, dirigiu seu primeiro filme chamado Who Are You, Polly Maggo?, art movie que retrata o mundo da moda e seus excessos satirizando-o, e, desde então, dirigiu muitos outros, incluindo o documentário Muhammad Ali: The Greatest, de 1969. Como produtor de filmes, sua especialidade são os documentários. Klein também dirigiu mais de 250 comerciais de televisão.

Como fotógrafo, Klein é notável, especialmente por se utilizar de técnicas fotográficas não usuais e se especializou em fotojornalismo e moda. É considerado o 25º entre os 100 fotógrafos mais influentes do planeta. Além disso, é tido como um dos pais da street photography junto de nomes como o do suíço Robert Frank.

Apesar de não ter estudado fotografia, ganhou seu primeiro prêmio em 1957, o Prix Nadar, por New York, um livro de fotografias tiradas durante um breve retorno a sua cidade natal em 1954.

Em poucos dias, William Klein estará completando 84 anos e merece ser reverenciado pelo seu belíssimo trabalho. Suas fotografias de moda, na grande maioria tiradas para a Vogue, conseguem transformar imagens de consumo em verdadeiras obras de arte. Seu fotojornalismo registra com beleza e verdade o cotidiano da vida em diversas cidades do mundo.

A tagarela que vos fala rende aqui sua pequena homenagem a esse grande fotógrafo, compartilhando algumas belas imagens captadas por suas lentes.

William Klein Anouk Aimee Paris 1961

WK Pont Alexander III Paris 1960WK Times Square Mirror NY Vogue 1962

WK Club Allegro Fortissimo Paris 1990

WK Tatiana Mary Rose and Camels Picnic Morocco 1958

 

Guia de Imagens:

1. Anouk Aimee, Paris, 1961

2. Pont Alexander III, Paris, 1960

3. Times Square Mirror, New York, 1962

4. Club Allegro Fortissimo, Paris, 1990

5. Tatiana, Mary Rose and Camels, Morocco, 1958

Fonte: Wikipedia e Jackson Fine Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário