segunda-feira, 30 de março de 2009

Lua adversa...

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...

Sábia Cecília Meireles... Ela estava certíssima. Temos fases, tal qual a lua. Eu estou em plena fase de recolhimento...

domingo, 29 de março de 2009

Neruda

Hoje, quero somente citar, sem tradução, um poeta que amo: o chileno Pablo Neruda...

XXXI

A quién le puedo preguntar
qué vine a hacer en este mundo?

Por qué me muevo sin querer,
por qué no puedo estar inmóvil?

Por qué voy rodando si ruedas,
volando sin alas ni plumas,

y qué me dio por transmigrar
si viven en Chile mis huesos?

De Libro de Las Preguntas - 1974

domingo, 15 de março de 2009

Justiça Cega

A expressão "a justiça é cega" é de uso comum entre os cidadãos. Cabe ressaltar, portanto, sua origem histórica. Essa expressão surgiu do entendimento de que a justiça é imparcial e, por isso, não pode fazer distinções de qualquer espécie entre os indivíduos.
Como, filosoficamente, a justiça é uma utopia, tornou-se evidente com o passar do tempo e diante de tantas barbaridades presenciadas pela humanidade, que as decisões tomadas pelos órgãos judiciários eram, muitas vezes, injustas. É claro que isso não é surpreendente uma vez que o conceito do que seja justo acarreta diversos significados e interpretações, sendo que o que é considerado justo por uma determinada pessoa, pode não o ser por outra. Além disso, a justiça é operada por seres humanos que, como bem sabemos, não são perfeitos e, portanto, são passíveis de erro.
Outro aspecto a ser considerado é o de que, muito freqüentemente, falhas ou ocorrências técnicas e operacionais comprometem todo o embasamento da causa, ou, ainda, sua própria essência. Para exemplificar, suponhamos que tenha ocorrido a prescrição de determinado crime. Isso não fará com que o crime "desapareça" e nem com que o criminoso torne-se inocente. Ao contrário, o criminoso continuará sendo culpado, apenas não poderá ser julgado e nem condenado.
Diante do exposto, justifica-se o pensamento da sociedade de que a justiça é realmente cega porque comete inúmeras injustiças. Entretanto, devemos lembrar que há diversos casos em que, literalmente, fez-se justiça. E, assim, prosseguir na luta para que, cada vez mais, a justiça torne-se acessível a todos e seus ideiais - obviamente de justiça - sejam alcançados para que, então, possamos afirmar, com orgulho, que a justiça definitivamente não é cega.

Texto escrito em 21/03/2002

Valores

When money grows on trees
People live in peace
Everyone agrees


Shania Twain, em uma de suas músicas, insinua que, quando o dinheiro crescer em árvores, as pessoas viverão em paz. Shania que me perdoe, mas não se pode concordar com um absurdo desses.
As pessoas acreditam que o dinheiro é o responsável pela felicidade e paz de espírito e esquecem que as melhores coisas da vida são gratuitas. Caminhar ao sol, tomar banho de chuva, sorrir, dançar, cantar, beijar, abraçar, conversar, gargalhar, fazer amigos, amar, namorar... Tudo isso não custa um centavo sequer.
As pessoas viverão em paz quando entenderem que somos todos irmãos e que ninguém é melhor que os outros. Quando derem bom dia a qualquer pessoa que encontrarem apenas para espalhar simpatia e alegria e por compreenderem que só o amor constrói; então, o mundo estará em paz.
Enquanto matarmos uns aos outros, competirmos e semearmos violência e ódio, será simplesmente impossível que a paz e o amor reinem absolutos no mundo. Precisamos reaprender alguns conceitos básicos como amor, amizade, compreensão, solidariedade, perdão. Precisamos dividir, compartilhar, somar. Precisamos nos enxergar como irmãos. Precisamos mudar nossos valores.
O futuro da humanidade e do planeta depende de todos nós. Cada um deve fazer a sua parte, cada um deve estender a sua mão. Juntos, somos capazes de mudar o jogo e construir um futuro repleto de paz.

Texto escrito em 2000

domingo, 8 de março de 2009

Dia da Mulher

Nada melhor para nos parabenizar pelo nosso dia do que citar uma grande escritora.

O Vestido - Adélia Prado

No armário do meu quarto escondo de tempo e traça meu vestido estampado em fundo preto.
É de seda macia desenhada em campânulas vermelhas à ponta de longas hastes delicadas.
Eu o quis com paixão e o vesti como um rito, meu vestido de amante.
Ficou meu cheiro nele, meu sonho, meu corpo ido.
É só tocá-lo, volatiza-se a memória guardada:
eu estou no cinema e deixo que segurem minha mão.
De tempo e traça meu vestido me guarda.


Feliz Dia da Mulher para todas nós que somos mulheres, mães, filhas, netas, irmãs, amigas, profissionais, esposas, amantes, namoradas... Enfim, são tantos papéis que exercemos, sempre colocando a alma, a mente e o coração! Parabéns para nós que somos sempre maravilhosas!!!