terça-feira, 16 de novembro de 2010

O dia em que House me plagiou

Quem me conhece, sabe que eu tenho um bordão. Uma frase que sempre repito e que já figurou inúmeras vezes na mensagem de status dos programas de mensagens instantâneas que utilizo, bem como já foi publicada no meu perfil no Twitter, no Facebook e no Orkut. Uma frase que transmite o seguinte pensamento: se a gente fosse mais bobinha, mais tolinha, mais burrinha, não veria certa coisas, não teria a compreensão de certas coisas e, assim, se indignaria, se estressaria e sofreria menos. Já sabem de qual frase estão falando? Ei-la:

"Às vezes, a ignorância é uma bênção."

Claro que apenas a profiro em momentos de profunda perplexidade e indignação (que, aliás, tem sido bem freqüentes), pois sou a maior defensora do conhecimento. Conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. Conhecimento é ouro, é o bem mais valioso que podemos ter. Mas, às vezes, bem rapidamente, por uma fração de segundo, dá uma vontade de ser tontinha... Logo passa. É como aquele breve momento em que pensamos quem teria sido a mente brilhante que inventou essa história de mulher conquistar o mundo, sair às ruas, arrebatar o mercado de trabalho, pois estamos tão estafadas que sentimos saudades da Amélia, aquela que ficava em casa, tinha tempo para si, passeava em belos vestidos pela praça... E, bem rapidamente, acordamos do devaneio, pois jamais saberíamos viver essa vida tão distante, sem sermos donas dos nossos narizes e destinos, sem a nossa estimada independência.
Eis que, um belo dia, assistindo a House, série da qual eu e meu marido somos fãs incondicionais, o inteligentíssimo e sarcástico médico profere a minha frase. A minha frase! House diz: "ignorância é uma bênção". Ei, Dr. House, plágio dá processo, viu! E eu sou formada em Direito! rsrsrsrs
E vocês sabem qual é o título do episódio em questão? Então... Chama-se "Ignorance is bliss", trata-se do oitavo episódio da sexta temporada. Conta a história de James Sidas, um dos pacientes de House, brilhante e jovem matemático e físico, com QI de 178, que, cansado de ter inteligência acima da média (e, nesse caso, bem acima da média), resolve sabotar o próprio cérebro tomando dextrometorfano combinado com álcool para tornar sua existência mais tolerável junto aos demais, inclusive sua esposa cujo QI é bem mais baixo. Evidentemente que só se descobre esse detalhe após a investigação de inúmeros sintomas e possibilidades de moléstias.
Bliss, em inglês, é felicidade, êxtase, alegria, beatitude. Ou seja, tem o mesmo significado de bênção, passa a mesma idéia. Portanto, Dannes foi plagiada descaradamente por Dr. Gregory House. Eis a prova do crime:


Ignorância é uma bênção from Casal Sensacional on Vimeo.

P.S.: O vídeo foi editado pelo maridão. Está dublado. Tem 18 minutos, mas vale a pena.


2 comentários:

  1. Adorei, Dani! E concordo contigo!!!
    Quando era bolsista de iniciação científica, a log time ago, minha orientadora tinha um texto no mural, cujo título era 'A tranquilidade dos ignorantes', heheh.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Adorei! Vou incorporar ao meu dialeto!
    Beijos!

    ResponderExcluir